
Turma do Penadinho é uma das criações de Maurício de Sousa, que parodia o gênero terror, mostra monstros e assombrações tentando se divertir no cemitério. Foi criada em 1970.
Personagens:
Penadinho (1963)- O personagem principal, um fantasma que tenta se distrair no cemitério, especialmente tentando assustar alguém, mas no fundo, no fundo é um fantasminha legal. Surgiu nas tirinhas do Cebolinha. Aparentemente era muito alto quando vivo, mas ficou atarracado, como todos conhecem, no momento de sua morte: enquanto dirigia seu carro, entrou por acidente num ferro-velho e caiu em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente. O interessante é que ele vivia com sua família em uma casa abandonada no Bairro do Limoeiro e o personagem foi inspirado no Gasparzinho.
Dona Morte - Dona Morte é a responsável por trazer os novos moradores do cemitério. Suas histórias geralmente são de perseguição, pois as pessoas, naturalmente, fogem dela. Suas principais características são a roupa preta, a foice, e um senso de humor - geralmente humor negro. É a principal da turma depois do Penadinho. Apesar de ter o emprego (que já afirmou não gostar, por ser triste e cansativo), ela é inofensiva e caridosa. Também participa das histórias de outros personagens de Maurício quando alguém morre ou cita a palavra "morte".
Zé Vampir - Um vampiro que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas quase sempre se dá mal. Seus maiores medos são: crucifixo, água, alho e luz intensa (principalmente do Sol). É um dos grandes amigos de Penadinho. Ele mora num caixão de um pequeno castelo no cemitério; mas ocasionalmente dorme no galho de uma árvore (também no cemitério). Seus poderes são: transformação em morcego, vôo, controlação mental em pequenos animais e controle climático (pode apenas fazer trovejar). Em 2009, ele ganhou uma revistinha própria.
Muminho - Uma múmia, vinda direto do antigo Egito. Um dos grandes amigos de Penadinho, Muminho é alvo de brincadeiras, pois seus amigos sempre puxam suas ataduras e fazem com que ele gire como um pião. Quando vivo era um barbeiro chamado Akenaton Melokoton, e era o único barbeiro que o faraó Tutacalmon terceiro (paródia de Tutancâmon) confiava.
Frank - Paródia a Frankenstein, um monstro artificial pouco inteligente criado pelo cientista Dr. Frankstóim. Ao ver crianças se divertindo, resolve imitá-las (o que geralmente sobra pra turminha...).
Lobi - Um lobisomem. Se comporta como um cachorro normal: uiva para lua, gosta de osso e se coça bastante quando é incomodado por pulgas. Tirando alguns sustos de vez em quando, ele não ataca ninguém. Lobi não gostas de banhos, e muito menos de tosa. Tem olhos azuis e não se considera assustador, e sim "cuti-cuti".
Cranicola - Um crânio meio mal-humorado que vive em cima de uma pedra reclamando de suas limitações. Sente muita falta do corpo, porém ele pode se locomover usando a mandíbula para saltar.
Alminha - Namorada fantasma romântica do Penadinho. Tem pavor de baratas.
Zé Caveirinha - Esqueleto que normalmente é desmontado numa pilha de ossos. Quando era vivo se chamava professor Eustáquio e era paleontólogo. Tem pavor de cães, pelo simples motivo de ser feito de ossos.
Zé Finado - Amigo fantasma de Penadinho, que é um pouco mais alto que ele. Adora caçar morcegos.
Dona Cegonha - Cegonha responsável pela reencarnação. Ela é amiga da Dona Morte, mas reza pra que ela não tenha um dia duro de trabalho (porque que ela terá também). Não é a única cegonha da turma com o mesmo trabalho, porque também há dezenas trabalhando em sua agência; há um outro funcionário da agência famoso, o Seu Cegonha.
Zé Cremadinho - Mendigo que foi cremado e que mesmo sem boca e perna, pode se comunicar com a turma e se locomover apenas pulando. Apenas em dias de muito vento ele fica em um jarro de vidro.
Diabão - Parodia ao diabo. Geralmente aparece nas histórias da Dona Morte, quando alguém mal falece e acaba indo pro inferno. Ele é cercado de diabinhos e fantasmas malvados. Ele era gordinho e fora de moda, mas em um pacto, um homem disse que imaginava ele ser muito mais poderoso, então ele malhou muito e mudou de fantasia.
Pixuquinha - Um fantasma de uma criança, que é sobrinho de Penadinho. Vive com uma chupeta e um balão. Sempre pede para o tio brincar com ele.
Quixupinha - Também sobrinho do Penadinho, menor que Pixuquinha.
Dr. Frankstóim - "Pai" do Frank e ocasionalmente, médico da turma. Frank não é sua única criação; ele já criou robôs e máquinas incríveis. Tem especialidade no ramo de cirurgia plástica.
Zé Coveiro - Coveiro e zelador responsável pelo cemitério. Não tem medo dos fantasmas e monstros do cemitério, tanto que ele é amigo deles.
Chico Defum - Fantasma brincalhão, que adora fazer pegadinhas na turma; porém, não participa mais das histórinhas, pois ele reencarnou num porco na história Seu eu pego quem fez aquilo.... Teve poucas aparições.
Zé Pirata - É um falecido vendedor de produtos piratas, que depois de morto, ainda exerce o emprego no cemitério (os produtos que ele vende sempre estão quebrados ou com mau-funcionamento, que faz a turma pedir devolução). Acha que o cemitério é um navio e seus habitantes sua tripulação.
E essa é a turma do Penadinho, parece um pouco assustador, mas é muito engraçada e camarada!
Beijos e bom domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário